Aprenda a usar podcast para atrair clientes
Kenlo
Conteúdo criado por humano
09 nov, 16 | Leitura: 5min
Atualizado em: 06/02/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
09 nov, 16 | Leitura: 5min
Atualizado em: 06/02/2020
Você já sabe sobre o potencial do marketing de conteúdo para engajar seus clientes, certo? Se você trabalha com essa estratégia, certamente já usou textos, imagens e até vídeos para transmitir suas ideias sobre o segmento imobiliário.
Mas talvez você não tenha explorado ainda uma forma diferente de disponibilizar conteúdos: o podcast. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então acompanhe nosso post:
A palavra é uma junção entre iPod (o aparelho da Apple) e broadcast (transmissão, em inglês).
Na prática, qualquer pessoa pode produzir e disponibilizar um podcast na web, sem grandes custos. É só oferecer um conteúdo relevante para as pessoas e ter uma estrutura mínima para gravar e editar o arquivo com qualidade. Depois, é só hospedar o áudio na web (como no SoundCloud) e divulgá-lo no seu site, blog e redes sociais.
Em relação a outras mídias, o podcast tem a grande vantagem de ser ouvido em qualquer lugar: na rua, durante uma caminhada ou corrida; no trânsito, dentro do carro ou ônibus; em casa, enquanto cozinha ou toma banho. Por essa mobilidade, o podcast tem potencial para alcançar mais pessoas, que não teriam tempo para posts de blog ou vídeos.
Então, que tal adicionar no dia a dia dos seus clientes um pouco mais de informação e entretenimento? Como temos uma rotina cada vez mais agitada, reunir duas atividades ao mesmo tempo é perfeito. Já pensou que você pode criar um programa sobre um bairro da cidade enquanto a pessoa caminha por aquelas ruas em busca de um imóvel?
Se você já está a fim de colocar a mão na massa, veja algumas dicas antes de começar a produzir:
Sua primeira atitude deve ser definir um tema para o seu podcast. A partir dele, você pode desmembrar em vários assuntos que serão abordados em diferentes programas. Depois, defina um calendário editorial para organizar a produção e a publicação dos áudios. Geralmente, quem acompanha um podcast gosta de uma periodicidade definida.
Dentro de cada programa, também é preciso organização. Crie um formato padrão, com início, meio e fim. Assim, você cria uma identidade com o seu público. Além disso, siga um roteiro durante a gravação, para direcionar os assuntos e manter o foco. Se o tema se dispersar, muitos ouvintes vão parar a reprodução do áudio.
Convide especialistas para entrevistas ou debates e explore assuntos mais polêmicos ou densos. Pelo áudio, as pessoas absorvem esses conteúdos mais naturalmente do que num texto, por exemplo. Assim, você contribui para o amadurecimento do público sobre algum tema específico, e constrói sua autoridade por trazer profissionais renomados para falar.
Ninguém acompanha um podcast para ficar ouvindo propaganda. Seus conteúdos devem ser realmente úteis e ajudar o ouvinte no seu dia a dia. Você pode oferecer dicas práticas para comprar um apartamento, propor reflexões sobre a escolha de um imóvel ou até abordar sobre o mercado com humor. Só assim terá um público engajado.
Agora que você aprendeu como o podcast pode te ajudar a atrair mais clientes, aproveite para conhecer o inGaia Imob e tenha em suas mãos o software mais completo para imobiliária, onde você pode fazer a gestão de clientes e imóveis, além de acompanhar a performance do seu negócio de qualquer lugar e de qualquer dispositivo através do aplicativo.
E você, já pensou em produzir podcasts para o mercado imobiliário? Já está usando? Escreva nos comentários logo abaixo o que acha dessa ferramenta do marketing!
O que achou do nosso conteudo?