Aprenda a usar o Instagram para vender imóveis
Kenlo
Conteúdo criado por humano
30 nov, 16 | Leitura: 9min
Atualizado em: 03/05/2022
Kenlo
Conteúdo criado por humano
30 nov, 16 | Leitura: 9min
Atualizado em: 03/05/2022
Com o próximo ano já dobrando a esquina, você precisa começar a pensar em como vender mais imóveis, certo? Sabia que as expectativas para o mercado imobiliário em 2017 são ótimas? O detalhe é que, para aproveitar ao máximo cada uma, você precisa lançar mão dos recursos certos. Aí é que entra o Instagram para vender imóveis.
É isso mesmo! Estamos falando de uma das redes sociais de maior sucesso do momento, com mais de 400 milhões de usuários, sendo a maioria diariamente ativa. O melhor? Ele gera 10 vezes mais engajamento que o Facebook e 54 vezes mais que o Pinterest! Não dá para perder a oportunidade de se destacar no Instagram, não concorda? Então aprenda agora mesmo a usá-lo a favor da venda de imóveis!
No momento em que você cria uma conta no Instagram, tem que escolher seu usuário, nome que figurará na sua URL. É natural querer que seja um nome único, relevante e de fácil memorização, mas não se esqueça que você também deve prezar pela facilidade de entendimento.
Na prática, quando um cliente perguntar a você (ou a qualquer outra pessoa), a URL deve ser reconhecida e lembrada facilmente. Portanto, nada de símbolos, nomes estrangeiros ou de grafia muito complicada. Nesse quesito, a simplicidade sempre é o melhor caminho, encurtando o percurso até a popularização do seu perfil.
O Instagram não permite que o usuário escreva uma biografia inteira para anexar a seu perfil. O problema é que essa limitação dificulta um pouco a elaboração da explicação sobre o objetivo da sua página. Como na verdade não há o que fazer, o segredo está em procurar ser sucinto.
Quanto mais assertivo você for, melhor será a qualidade dos leads captados por meio da rede social. Lembre-se, afinal, de que a essência das buscas em qualquer plataforma de interação está no uso de palavras-chave. Mantendo a simplicidade e a clareza, você pode escrever que “trabalha com salas comerciais na região da grande São Paulo e imóveis de luxo em Curitiba”, por exemplo. Direto ao ponto.
Impressionantemente, por dia são publicadas cerca de 80 milhões de fotos no Instagram para um público que representa 30% do total de usuários de internet no mundo. Acredite: é muita gente. Mas em meio a esse mar de cliques publicados, como ganhar a atenção da audiência? Para isso, não basta publicar qualquer foto. Você tem que sair do lugar-comum, compartilhando imagens realmente inspiradoras para quem está em busca de um imóvel.
Use os filtros do Instagram para corrigir detalhes de luminosidade e dar mais vida a suas fotos. Saia do ambiente interno e mostre o potencial da vizinhança de cada imóvel, registrando parques, jardins, comércio, panorama durante o dia e clima à noite. Procure fazer com que os internautas se imaginem no seu lugar, apreciando a vista, usando o living ou descansando no terraço. Crie um ambiente que já transmita uma mensagem por si só.
As hashtags nada mais são que palavras-chave acompanhadas do símbolo #, que transforma o texto em hiperlink. Esse hiperlink, por sua vez, conecta todas as pessoas que estão falando sobre o mesmo assunto, o que pode ajudá-lo a ganhar visibilidade e, com isso, atrair um número cada vez maior de potenciais clientes no Instagram para vender imóveis.
As hashtags mais comuns no mercado imobiliário são #imoveis, #homesweethome, #ap e #lardocelar, entre outras. Mas você pode se antecipar, de certa forma prevendo os acontecimentos para despertar o interesse do público. Você pode buscar por hashtags como #casamento ou #grandedia, por exemplo, e dar de cara com pessoas que estão iniciando uma nova vida. Isso pode significar a compra de uma casa ou apartamento, correto? Outra palavra-chave que você pode monitorar é #mudança, já que muitas pessoas se movem com frequência de uma casa a outra.
E por mais que exista um limite de hashtags que podem ser usadas a cada publicação no Instagram (no caso, 30), não exagere! Você não precisa preencher a descrição das suas fotos com todas as hashtags possíveis. Que tal encontrar apenas as mais relevantes para o seu negócio e focar nelas?
Imagens realmente são recursos geniais para atrair a atenção e gerar engajamento, mas isso não significa que você deva negligenciar as descrições textuais. Especialmente na venda de imóveis, falar a respeito da localização, indicar metragem, descrever características e apontar detalhes é praticamente uma obrigação.
Aqui, mais uma vez, o ideal é manter a objetividade. Por isso, seja breve em cada descrição e aproveite o espaço para inserir um link para seu site, a fim de fazer com que o internauta dê continuidade à jornada de compra caso realmente se interesse. Nesse sentido, usar encurtadores de URL é fundamental para otimizar o espaço.
Aproximadamente 48,8% das marcas estão no Instagram, divulgando imagens que deveriam atrair uma audiência qualificada. Quando percebem que nem todos os leads desejados chegam, muitas passam a seguir qualquer pessoa na rede social para fazer com que essa pessoa também a siga. Mas a verdade é que quantidade de seguidores não é um indicador de sucesso real. Trata-se apenas de uma métrica de vaidade.
O melhor a fazer é construir sua audiência dia após dia, conectando-se com pessoas e empresas que têm algo a oferecer a você, assim como você tem algo a oferecer a elas. Imagine seguir um adolescente de 16 anos quando você deveria estar se aproximando dos pais dele para usar o Instagram para vender imóveis. Pensar logicamente pode poupar tempo e melhorar a qualidade das suas interações.
Falando em interação, por se tratar de uma rede social baseada no compartilhamento de imagens, há quem tire várias fotos, publique-as e nunca mais veja se alguém curtiu, comentou ou compartilhou a publicação. Para um internauta ativo, essa é a maior prova de que você não está nada interessado na audiência.
Não caia nessa armadilha! O Instagram é perfeito para dar a visibilidade que seu empreendimento merece. Para isso, porém, você deve dedicar tempo para responder aos comentários, mencionar as pessoas que solicitaram informações, orientar e interagir. Aumentar a venda de imóveis depende muito do nível de confiança que as pessoas depositam em você, o que só pode ser alcançado se você se mostrar aberto e presente.
Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas acreditamos que só Instagram para vender imóveis não é suficiente. Você também precisa saber qual é o imóvel ideal para seus clientes. Quer aprender mais essa? Confira aqui! E aproveite para também entender mais sobre o mobile marketing!
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