Seguir a etiqueta para ser um corretor de imóveis não é apenas uma questão de boas maneiras. Respeitar e ajudar colegas de profissão, compartilhar os pontos fortes e fracos de um imóvel, assim como tomar cuidados específicos no relacionamento entre corretores e clientes são medidas importantes também para ser mais bem sucedido nos negócios.
Confira 22 “regras” de etiqueta que um corretor de imóveis deve prestar atenção para ter sucesso.
- Seja educado e respeite os colegas de profissão, independente de seu nível de experiência. Além de cordial, Isso é importante em uma indústria na qual os profissionais devem, constantemente, cooperar uns com os outros.
- Não julgue outros corretores de imóveis apenas baseado na opinião alheia.
- Tente resolver problemas ou diferenças diretamente com os envolvidos, antes levar o assunto para outros corretores, seus superiores ou até mesmo clientes.
- Não fale mal de outros corretores ou de clientes para ninguém. Porque alguém faria negócio com um corretor de imóveis que fala mal dos outros?
- Quando visitar uma casa, ofereça comentários construtivos para os proprietários.
- Seja pontual e dê satisfação em caso de atrasos ou cancelamentos, se possível com antecedência, com as ferramentas que possuímos hoje é quase impossível usar a desculpa que não conseguiu avisar antes.
- Mantenha sua lista de anúncios e vendas atualizada. Evite que alguém se apaixone por uma casa que já foi vendida.
- Tenha sempre certeza de que não aprovou duas visitas simultâneas a um imóvel.
- Ao fim de uma visita, certifique-se de que o imóvel está como foi encontrado. Atenção a fechaduras, janelas e luzes acesas.
- No caso de parcerias, quando você é o corretor responsável pela venda, deixe o responsável pela compra fazer o trabalho dele durante uma visita.
- Novamente no caso de parcerias, se for o corretor que está ajudando alguém a comprar um imóvel, entre em contato com o corretor da venda para avisar sobre quaisquer problemas com a casa.
- Sempre responda mensagens, ligações e emails prontamente. Não deixe colegas de profissão e clientes esperando.
- Tenha um endereço de email exclusivamente profissional, e tente optar pelo nome ou sobrenome, evite apelidos como “corretorcowboy@contato.com.br”.
- Não esqueça de incluir informações de contato em sua assinatura de email.
- Sempre responda o telefone de forma profissional, educada e fique atento aos erros de portugês.
- Ao chegar em um imóvel com seu cliente enquanto uma visita está acontecendo, espere do lado de fora, a não ser que o clima não permita.
- Tome cuidado com as redes sociais. Se necessário mantenha uma só para amigos e crie outra nova para contatos de trabalho.
- O que você veste faz a diferença. Vista-se apropriadamente de acordo com cada situação.
- Ao enviar um contrato, prefira um documento completo, ao invés de vários anexos cansativos.
- Quando mandar um email, avise a pessoa. Sua mensagem pode cair na caixa de spam e não ser visualizada.
- Seja um bom exemplo, ajude os agentes mais inexperientes.
- Tente acompanhar os compradores nas visitas a “casas abertas”. Isso traz confiança e credibilidade.
Seguir pequenas regrinhas de convivência no mercado imobiliário é o primeiro passo para tornar-se um corretor de sucesso e conquistar seu lugar. O próximo é passo é entender melhor o perfil do seu cliente. Saiba mais!
Agora que você já entendeu o que deve e não deve fazer, aproveite para conhecer o aplicativo para corretor de imóveis, inGaia Imob, e tenha uma plataforma completa para o seu sucesso!