Impostos sobre imóveis: como a Reforma Tributária promete reduzir a carga no setor
Kenlo
Conteúdo criado por humano
25 set, 25 | Leitura: 7min
Atualizado em: 25/09/2025
A Reforma Tributária não vai criar novos impostos para o setor imobiliário, mas substituir os tributos atuais por um IVA dual, válido a partir de 2027. Para o setor:
Em resumo: o governo garante que a carga tributária vai cair para o setor, apesar das dúvidas levantadas por notícias recentes.
A principal mudança trazida pela Reforma Tributária para o setor imobiliário é a substituição da atual estrutura de tributos (federais, estaduais e municipais) pelo IVA dual, que começará a valer em 2027.
O que isso significa na prática?
Além da simplificação, foram definidas reduções específicas para o setor:
Esses percentuais foram definidos para garantir que a carga tributária não aumente e, segundo o próprio Ministério da Fazenda, até reduzir a pressão sobre o mercado.
Aqui, soluções de gestão como o Kenlo Locação podem ajudar imobiliárias a acompanhar relatórios financeiros e fiscais, facilitando a adaptação ao novo cenário tributário.
Nem todos os contribuintes do setor imobiliário sentirão o peso do novo imposto. A Reforma trouxe regras de isenção que podem beneficiar grande parte das operações:
Esse desenho busca proteger tanto famílias de baixa renda quanto pequenos investidores, deixando a tributação concentrada em operações maiores.
Em outras palavras: a base da pirâmide do mercado de locações fica preservada, enquanto a arrecadação se volta para imóveis de maior valor ou quantidade.
Para quem atua profissionalmente, ferramentas como o Kenlo Locação podem ser úteis na gestão de contratos e valores, garantindo que os limites e isenções sejam respeitados automaticamente.
Um dos pontos menos comentados, mas que pode transformar como o setor imobiliário opera, é a criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB).
O que é o CIB?
Por que isso importa?
O CIB só começará a valer em 2027, com a reforma. Mas o governo promete disponibilizar os sistemas já em 2026 para testes, permitindo que imobiliárias, corretores e empresas se adaptem antes da virada oficial.
Aqui, soluções digitais como o Kenlo Inteligência podem auxiliar corretores e gestores a visualizar e cruzar informações de mercado com mais segurança, aproveitando esse novo cenário de transparência.
A promessa do governo é clara: a Reforma Tributária deve reduzir a carga sobre o setor imobiliário. Mas, na prática, os impactos vão depender de como empresas e profissionais vão se adaptar às novas regras.
Impactos esperados:
Próximos passos:
No fim, a grande questão que fica é: o alívio prometido vai se confirmar na prática ou o mercado sentirá novos desafios escondidos nos detalhes da lei?
Fonte: Migalhas